User Info
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Setembro 09, 2010, 09:08:41 pm

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Início Ajuda Pesquisa Calendário Entrar Registe-se
Tolkienianos - 4ª Era  |  Os Livros  |  O Silmarillion | Outros  |  Feanor, potencial para se tornar um senhor do mal
Páginas: [1] Imprimir
Autor Tópico: Feanor, potencial para se tornar um senhor do mal  (Lida 613 vezes)
Bilbo Bolseiro
Hobbit
*

O ladrão de dragões

Ver Perfil
« em: Dezembro 21, 2008, 04:24:31 am »

Pois bem, analisando o Silmarillion podemos perceber que Feanor realizou maravilhas. Tinha uma habilidade invejosa e Melkor o invejava.

Feanor era muito nobre mas ao mesmo tempo orgulhoso e arrogante. Percebemos as maldades que ele praticou em Aman, o Franticídio e a traição. Caso Melkor fosse derrotado por ele poderíamos dizer que Feanor poderia desejar ser o senhor de tudo e de todos na Terra média, um tipo de senhor do mal.

A meu ver Feanor era um elfo muito, mas muito cruel e arrogante.

O que vocês pensam sobre ele?

Abraços!
Registado

"Não, obrigado, ó Smaug, o Tremendo! Não vim por causa de presentes. Eu só queria dar uma olhada e ver se você é realmente grande como dizem as histórias. Eu não acreditava nelas."
RodrigoMcSilva
Anão
**

Ver Perfil WWW E-mail
« Responder #1 em: Dezembro 14, 2009, 08:09:13 pm »

Se Melkor tivesse sido derrotado, isso geraria vários cenários, porventura.

Num dos cenários, Feanor podia sentir-se vingado e satisfeito por ter recuperados as Silmarills e a partir daí, toda a Terra Média ser um lugar pacífico.

Noutro cenário, talvez o mais provável, o poder subiria porventura à cabeça de Feanor e poderia ter a tentação de se tornar senhor de todos os elfos (e não só). Em todo o caso, nunca poderia alcançar o poderio de um Valar, pelo que jamais teria a força de Morgoth.

É a minha opinião.
Registado

Rodrigo McSilva
Beiras - Portugal
Ter 46 anos? Não é velhice. É sabedoria...
Gwen
Moderador Global
Maia

Ver Perfil E-mail
« Responder #2 em: Janeiro 20, 2010, 06:02:13 am »

Eu penso que Fëanor é uma personagem fabulosa e tinha todos os requisitos para ser um grande senhor, até que permitiu que o ódio que sentia por Melkor lhe toldasse a razão  crying costuma-se dizer que "o amor é cego", mas mais cego ainda me parece o ódio e Fëanor deixou-se dominar completamente por ele, fazendo com que esse sentimento governasse a sua vida e, o mais grave, a vida de uma série de pessoas que o rodeavam  crying esta questão lembrou-me um outro texto em que se pode avaliar o quanto o ódio toldava a mente de Fëanor, o destino do seu filho mais novo e a importância que o Professor dava aos nomes das suas personagens  smile para aqueles que não conhecem As Leis e Costumes dos Eldar, as mães freqüentemente davam aos seus filhos nomes especiais que indicavam alguma característica  ou alguma visão do seu destino. Eram chamados "nomes de discernimento" ou de "previdência". Espero que gostem do texto, é muito bonito apesar de triste.

[O texto da história segue-se a uma lista, no Shibboleth of Fëanor, HoME 12, contendo os nomes maternos de todos os filhos de Fëanor. Os dois últimos nomes da lista, referentes aos dois filhos mais moços, são:

(6) Ambarussa
(7) Umbarto

Esses nomes e sua posição na lista seguem as indicações dadas na nota 62 do texto do Shibboleth do HoME 12. As notas e comentários referentes à tradução são sempre indicadas entre colchetes.]

Os nomes dos dois gêmeos (i Wenyn) foram claramente pensados de modo que tivessem o mesmo prefixo. Ambarussa "topo-ruivo" devia referir-se ao cabelo: o primeiro e o último filho de Nerdanel tinham o cabelo avermelhado de sua parentela. A respeito do nome Umbarto - que seria de esperar que começasse com um elemento do mesmo sentido que (7) [1] - há muitas lendas e discussões. A mais autêntica parece ser esta:

Os dois gêmeos tinham cabelo vermelho. Nerdanel deu a ambos o nome Ambarussa - pois eles eram muito parecidos e permaneceram assim enquanto viveram. Quando Fëanor pediu que ao menos seus nomes fossem diferentes, Nerdanel fitou-o de um modo estranho, e depois de um momento disse: "Então que um deles seja chamado Umbarto, mas qual deles o tempo vai decidir".

Fëanor ficou perturbado com este nome ominoso ("Destinado") e o alterou para Ambarto - ou em algumas versões da história, pensou que Nerdanel havia dito Ambarto, usando o primeiro elemento da palavra como em Ambarussa (amba + Quenya arta "exaltado, altivo"). Mas Nerdanel respondeu: "Umbarto eu disse; mas fazei como quiseres. Não vai fazer diferença."

Mais tarde, como Fëanor tornava-se mais e mais cruel e violento, e rebelava-se contra os Valar, Nerdanel, depois de tentar durante muito tempo fazê-lo mudar de idéia, afastou-se dele. (Sua parentela era devotada a Aulë, que aconselhou seu pai a não tomar parte na rebelião. "No fim ela apenas conduzirá Fëanor e todos os seus filhos à morte".) Ela se foi para a casa de seu pai; mas quando ficou claro que Fëanor e seus filhos deixariam Valinor para sempre, ela veio diante dele antes que o exército partisse em marcha para o norte, e implorou que Fëanor lhe deixasse os dois fihos mais jovens, os gêmeos, ou um deles pelo menos. Ele replicou: "Se fôsseis uma verdadeira esposa, como éreis até serdes doutrinada por Aulë, manter-los-ia todos, pois viríeis conosco. Se me abandonais, então abandonais também a todos os nossos filhos. Pois eles estão decididos a ir com seu pai". Então Nerdanel irritou-se e respondeu: "Vós não os mantereis todos. Um ao menos jamais porá os pés na Terra Média". "Levai vossos maus presságios para os Valar, que ficarão felizes em ouvi-los", respondeu Fëanor. "Eu os desafio". Assim eles se separaram.

Agora, conta-se que Fëanor tomou os navios dos Teleri, e quebrando seu compromisso com Fingolfin e com aqueles fiéis a ele, partiu neles para a Terra Média, deixando o restante do seu exército para fazer a jornada a pé com grande trabalho e perda. Os navios foram ancorados na praia, no Estreito de Drengist, e todo o exército de Fëanor desembarcou e acampou ali.

Durante a noite Fëanor, cheio de maldade, despertou Curufin, e com ele e uns poucos dentre os mais próximos a Fëanor em obediência, foi até os navios e pôs fogo em todos eles; e o céu negro tornou-se vermelho como que com uma terrível aurora. Todo o acampamento despertou, e Fëanor, retornando, disse: "Agora pelo menos eu estou certo que nenhum fraco de coração ou traidor entre vós poderá levar de volta sequer um navio para socorrer Fingolfin e seu povo". Mas todos exceto uns poucos ficaram pasmos, porque havia ainda muitas coisas a bordo que não haviam sido trazidas para terra, e os navios ainda teriam sido úteis para a viagem. Eles estavam ainda muito a norte e pretendiam navegar para o sul em busca de um porto melhor.

De manhã o exército se reuniu, mas dos sete filhos de Fëanor apenas seis foram encontrados. Então Ambarussa (6) empalideceu de medo. "Então não acordastes Ambarussa, meu irmão (a quem chamáveis Ambarto)?", ele disse. "Ele não quis desembarcar para dormir (assim ele disse) em desconforto". Mas pensa-se (e sem dúvida Fëanor supôs assim também) que estava na mente de Ambarto voltar com seu navio mais tarde e ficar com Nerdanel; pois ele havia ficado muito chocado pelo ato de seu pai [2].

"Aquele navio eu destruí primeiro", disse Fëanor (escondendo seu próprio pasmo). "Então destes o nome correto para o mais jovem de vossos filhos", disse Ambarussa, "e Umbarto "O Destinado" era sua forma verdadeira. Cruel e desvairado vos tornastes." Depois daquilo ninguém mais se atreveu a falar com Fëanor sobre esse assunto.

[3] Todos os filhos exceto Curufin preferiam seus nomes maternos e foram sempre lembrados por eles mais tarde. Os gêmeos chamavam um ao outro Ambarussa. O nome Ambarto/Umbarto não era usado por nenhum deles. Os gêmeos permaneceram parecidos, mas o mais velho tinha cabelo escuro, e era mais querido pelo pai. Depois da infância eles não eram confundidos. ...

[Notas da tradução:

[1] Deveria ser (6). Esse engano aparentemente escapou a ambos os Tolkiens.
[2] Christopher Tolkien supõe que a referência aqui seja à tomada dos navios dos Teleri para a travessia dos Fëanorianos.
[3] Este último parágrafo é de uma anotação colocada no texto mais tarde pelo Tolkien.]
 FPRIVATE "TYPE=PICT;ALT="

http://tolkienpt.neojag.net/forum/index.php?topic=2051.0
« Última modificação: Janeiro 20, 2010, 06:04:35 am por Gwen » Registado

Flor de Telperion
Hobbit
*

Ver Perfil E-mail
« Responder #3 em: Janeiro 20, 2010, 01:45:31 pm »

Realmente um excelente texto wink

De fato as pessoas carregam o estigma de seus nomes, isso é deveras muito triste.

Quanto a Feanor, ele tinha tudo mesmo para ser o grande senhor, uma das mais belas criaturas de Iluvatar, mas com seu egoísmo e ódio ele foi declinando cada vez mais. Percebemos que ele sacrificou muitas vidas saindo de valinor,todos que ele recrutou o seguiam sob suas ameaças.
Penso que o seu fim não poderia ser diferente.  sad
Registado
Páginas: [1] Imprimir 
« anterior seguinte »
Ir para: