User Info
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Setembro 07, 2010, 12:51:13 am

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Início Ajuda Pesquisa Calendário Entrar Registe-se
Tolkienianos - 4ª Era  |  Os Livros  |  O Senhor dos Anéis | O Hobbit  |  que livro ler para começar O Hobbit? ou outro? + duvidas
Páginas: [1] Imprimir
Autor Tópico: que livro ler para começar O Hobbit? ou outro? + duvidas  (Lida 242 vezes)
Ric4rdo
Hobbit
*

Ver Perfil
« em: Julho 19, 2010, 11:28:46 pm »

Boas
Ainda só li a trilogia de O Senhor dos Aneis e sempre gostei imenso das historias e mitos sobre a terra média, mas dantes não era muito adepto da leitura e agora quero começar a ler mais e pensei em começar com O Hobbit e depois com Silmarillion e depois logo se vê, ou devo começar primeiro pelo Silmarillion? E já vi livros com 2 títulos diferentes um é so " O Hobbit" e outro "Hobbit Or There And Back Again" penso que o segundo seja uma um tipo de continuação e também acho que não há em português, estou certo? Também gostava de comprar um livro que se parecesse mais com um original  lol como o segundo ou mais como este  biggrin É possível comprar cá em Portugal sem ter de mandar vir do estrangeiro? E em português há?
PS: Não é relacionado com o meu tópico, mas tive a ler uns tópicos aqui pelo fórum e vi em alguns posts falarem de um livro "HoME", que livro é esse?
desculpem tantas perguntas  grin
« Última modificação: Julho 20, 2010, 12:56:31 am por Ric4rdo » Registado
Azaghal
Artífice do Tesouro
Maia

Túrosto, i anvorima Valakhosta

PPdHaankor@hotmail.com Ver Perfil E-mail
« Responder #1 em: Julho 20, 2010, 12:22:07 am »

Antes de mais nada, bem vindo ao forum. é sempre bom ver que a obra de Tolkien continua a "agarrar" seguidores.

Ora bem.... vamos lá a ver se não me perco e com certeza que há membros mais bem informados que eu no legendarium de Tolkien para te ajudar.

Em minha opinião, e visto que já leste o ""Senhor dos Aneis" eu aconselhava-te a ler o Silmarillion. Depois "O Hobbit" e por fim reler o "Senhor dos Aneis". (sendo que esta é a ordem cronológica e considerando o "sil" um livro completo em si mesmo)

Após estas leituras, e se continuares com o "bichinho" poderás ler "Contos Inacabados de Terra Média e de Numenor" que complementa o "Sil" e "Os Filhos de Húrin" que desenvolve um dos capítulos mais tristes de toda  a história da Terra Média (pelo menos para mim)

Em relação ao tal livro que falaste "Hobbit or There and Back Again" não conheço essa edição mas pelo que vi é "O Hobbit" com uma roupagem nova e um ou outro extra que não sei até que ponto compensa para quem está a iniciar a leitura das obras de Tolkien.

HoME não é um livro mas um conjunto de histórias sobre a Terra Média (HoME = History of Middle Earth - Se não me engano) e não existe em portugues. Esta série de "livros" contempla histórias soltas do legendarium que não viram a luz do dia e podem ser considerados (pelo menos eu considero) uma espécie de "pesquisa" que Tolkien fazia para desenvolver uma história mais fluída que mais tarde se poderia transformar numa história editável.

Tenho a impressão que existem trechos do "HoME" no livro "Os filhos de Húrin" embora talvez a Gwen ou o Eru te possam informar com mais certeza disso.

Espero ter ajudado
Registado

Rucagorn Rotsac
Maia

Rucagorn Rotsac The White Guardian

ruca_7_@hotmail.com Ver Perfil WWW
« Responder #2 em: Julho 20, 2010, 04:17:41 am »

Parece interessante The Hobbit: or, There and Back Again.  w00t

Bem o Azaghal respondeu a tudo acho  wink

Só queria dizer que na minha opinião diria para leres o Hobbit visto estar relacionado com a 3º Era e depois leres o Silmarillion que trata do início de tudo  smile

bye1
Registado

Eru
Vala
*

Abram alas ao Criador de Arda!

rogerlee.j@hotmail.com Ver Perfil WWW E-mail
« Responder #3 em: Julho 20, 2010, 10:39:34 am »

Bem vindo!

Vejamos, podes ler agora O Hobbit ou o Silmarillion. O primeiro é bem mais leve, e o segundo segue uma linha de raciocínio mais complexa, mas bem mais interessante.
There and Back Again é o outro nome dado ao Hobbit, pois foi aquele dado por Bilbo à sua aventura até à Montanha Solitária. Se virem o filme, aparece lá explícito (só para concretizar melhor!). É um dos livros que constitui o Livro Vermelho da Marca Ocidental (salvo erro) - que é a súmula dos escritos dos Hobbits depois das suas aventuras, por Bilbo, Frodo, Sam & Cie.
Em suma: é a mesma coisa. Dois títulos para a mesma obra, que está publicada em português. Podes ler em inglês, mas isso já vai do gosto de cada um. Claro que no original é outra coisa. Já andei a namorar algum tempo aquela edição da Amazon, mas acabei por deixar-me estar por já ter o Annotated Hobbit...

Sobre a série HoME, vê aqui: http://tolkienpt.neojag.net/forum/index.php?topic=3530.0
Registado

Ric4rdo
Hobbit
*

Ver Perfil
« Responder #4 em: Julho 21, 2010, 12:45:46 am »

Obrigado pela ajuda
Hoje fui a bertrand do rio sul ver se tinha o silmarillion e eles não trabalham com a editora, que pouca sorte. Mas como a minha mãe vai comprar os livros da escola para a minha irmã no wook, compro logo o silmarillion e o hobbit e vem tudo com os mesmos portes, deve é demorar uns dias a chegar.
Registado
Rucagorn Rotsac
Maia

Rucagorn Rotsac The White Guardian

ruca_7_@hotmail.com Ver Perfil WWW
« Responder #5 em: Julho 21, 2010, 01:09:07 am »

Pois a bertrand nao dá, também tinha lá ido 1 vez  ranting

Também encomendei pela wook alguns  wink

Enjoy the read  smile
Registado

Azaghal
Artífice do Tesouro
Maia

« Responder #6 em: Julho 21, 2010, 09:40:58 pm »

se tiveres uma fnac perto podes comprar lá. Foi la que comprei quase todos os que tenho
Registado

Mormegil
Vala
*

pergunta@me.com Ver Perfil
« Responder #7 em: Julho 21, 2010, 10:44:41 pm »

se vais agora comprar e o ingles nao te faz diferença, compra tudo em ingles! bem melhor!
Registado

Ric4rdo
Hobbit
*

Ver Perfil
« Responder #8 em: Agosto 29, 2010, 06:39:26 pm »

Boas
O meu livro O Hobbit é da Europa-America 10ª edição e não sei se é só o meu livro ou toda a edição ou se não é erro nenhum. Eu acho que as imagens, aquelas em folhas plásticas em que só têm a imagem, estão mal colocadas. Por exemplo, tem uma imagem que é uma águia numa colina e por baixo da imagem diz "Bilbo acordou com o Sol matinal a bater-lhe nos olhos", esta imagem está entre a pág. 144 e 145 que é o final do capitulo VIII "Moscas e aranhas" e acho que devia estar no início do cap. VII "Estranhos alojamentos" que começa "Na manhã seguinte, Bilbo acordou com o Sol a bater-lhe nos olhos." que estava no ninho das águias.
E não é só esta, as outras com folhas plásticas também estão erradas.
Alguém também tem este livro com as imagens trocadas?
« Última modificação: Agosto 30, 2010, 01:23:10 am por Ric4rdo » Registado
RodrigoMcSilva
Anão
**

Ver Perfil WWW E-mail
« Responder #9 em: Agosto 30, 2010, 12:24:50 am »

Infelizmente, a revisão dos livros não foi muito conseguida.

Mesmo na trilogia do Senhor dos Anéis existem bastantes erros em todos os livros.
Palavras mal escritas são às dúzias, o que não abona nada em favor da editora.
Mas enfim, são coisas que acontecem.

Curiosamente, o Silmarillion é o único onde não se encontram erros. Reli-o este ano e não me lembro de ter detectado algum lapso na impressão gráfica.

Um dia, temos de fazer uma Errata dos livros e enviá-la para a editora.  vela  grin
Registado

Rodrigo McSilva
Beiras - Portugal
Ter 46 anos? Não é velhice. É sabedoria...
Ric4rdo
Hobbit
*

Ver Perfil
« Responder #10 em: Agosto 30, 2010, 01:20:06 am »

Pois, erros e palavras mal escritas também já não sei quantas vi, uma data delas. Na 1ª edição ainda compreendo que possa haver uns erros, mas na 10ª edição não percebo.
Registado
Azaghal
Artífice do Tesouro
Maia

« Responder #11 em: Agosto 30, 2010, 02:35:14 am »

Eu tenho a 6ª edição de "O Hobbit" e a questão das imagens é igual. sinceramente não ligo muito a esse assunto das imagens. Fico bem mais "preocupado" com os erros de tradução.

Já não leio as histórias de Tolkien há algum tempo mas tenho a impressão de ter apanhado no "Senhor dos Anéis" alguns erros, e no "O Hobbit" uma quantidade também acima do aceitável.

Um dia destes abro um tópico para os utilizadores colocarem lá os erros que vão descobrindo.
Registado

Páginas: [1] Imprimir 
« anterior seguinte »
Ir para: